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Enterprise Mobility: O que é e por quê ficar de olho nesta tendência






Poucas palavras no mundo são tão relevantes hoje em dia como “mobilidade”. Desde o lançamento dos smartphones, da popularização da banda larga de internet e mesmo dos servidores na nuvem e de data clouding, acessar e processar informações de forma remota vem se tornando uma constante na vida de cada um de nós.
É importante ter em mente que essa verdadeira revolução da mobilidade também vem modificando e melhorando profundamente o modo como as empresas atuam nas mais diversas esferas. Um dos maiores impactos desse fato é a possibilidade de profissionais conseguirem realizar todas as suas funções mesmo estando em campo. Soluções de Enterprise Mobility, ou mobilidade empresarial, já são uma realidade em muitas empresas, particularmente em organizações prestadoras de serviços em campo.
O que é Mobilidade Empresarial?
Quando falamos no mundo dos negócios é quase impossível nos desprendermos da imagem de um ambiente onde muitas pessoas se reúnem para trabalhar: o escritório. Por muitos anos, esse local foi o principal quartel general de operação das empresas, onde as ações eram planejadas e realizadas e onde os grandes negócios eram fechados. No entanto, ir para o mundo além das divisórias da empresa sempre foi uma necessidade de profissionais de vários setores em todo o mundo, principalmente para aqueles que trabalham em empresas prestadoras de serviços em campo e executam serviços de instalação, manutenção ou reparo. Felizmente, o avanço da tecnologia móvel nos últimos anos permitiu que os trabalhos realizados em campo ganhassem muito mais consistência, agilidade e integridade. O principal fator que contribui para isso foi o avanço em soluções de mobilidade corporativa.
O conceito de Enterprise Mobility inclui uma série de soluções tecnológicas que visam aumentar a eficiência dos profissionais que precisam trabalhar em campo, e que possibilitem aos trabalhadores em campo contar com ferramentas e plataformas móveis que agilizam a execução de tarefas e melhoram o atendimento ao cliente. Essa nova capacidade de operar eficientemente remotamente, em campo, acarreta uma série de vantagens para empresas, profissionais e clientes.
Redução de custos
Contar com profissionais que não precisam dispor de uma grande e dispendiosa infraestrutura fixa significa, basicamente, que sua empresa está cortando custos. Afinal, não é segredo que a manutenção de um grande escritório demanda investimentos e gastos que vão desde a conta de luz e aluguéis, passando pela compra e manutenção de computadores, servidores e outros equipamentos diversos. Quando os profissionais estão aptos a atuarem munidos apenas de um tablet, celular ou mesmo um notebook, estamos falando em investimentos e custos de manutenção bem menores que os tradicionais. Além disso, as soluções de enterprise mobility viabilizam a execução de um maior número de tarefas por funcionário ou equipe por dia, reduzindo a necessidade de horas extras e de novas contratações.
Melhor comunicação
Pare um pouco e pense na sua rotina diária: como você faz para entrar em contato com o mundo, receber notícias ou mesmo conversar com amigos e parentes? Com certeza, você deve ter pensando em acessar a internet, usar redes sociais, visitar sites e chats. Nas empresas a mesma coisa acontece: com uma conexão com a internet é possível trocar muito mais que dados, é possível manter conversas, contatos e mesmo realizar reuniões e treinamentos por meio de texto, voz e vídeo. Além disso, informações coletadas em campo e compartilhadas com o resto da empresa, em tempo real, antecipam a resolução de tarefas em caso de dúvidas ou erros de execução. Da mesma forma, informações sobre o cliente, geralmente armazenadas no back-office, podem ser facilmente acessadas por funcionários em campo, possibilitando um atendimento mais personalizado e eficiente.
Otimize o tempo
Muitos gestores têm um velho temor de que, quando os funcionários não estão diante dos seus olhos, batendo ponto na entrada e na saída do expediente e entregando relatórios de atividades, eles perdem o foco no trabalho e comprometem sua produtividade. Mas a verdade é que, utilizando-se de soluções de mobilidade corporativa, é sim possível ter um amplo controle da jornada de trabalho e do avanço das tarefas realizadas por cada funcionário. É possível, por exemplo, criar uma agenda compartilhada ou um cronograma de atividades que podem ser aprimorados em tempo real e partilhados com todos os membros de uma equipe. Além disso, é possível monitorar o andamento das tarefas executadas por cada funcionário ou equipe de campo durante o expediente, visualizando assim o progresso, em tempo real, das operações diárias.

Alexsandro Labbate é Gerente Sênior de Marketing da ClickSoftware para as Américas, líder no fornecimento de soluções para a gestão automatizada e otimização da força de trabalho e serviços em campo.



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