Header Ads

Hackers da Anonymous derrubam serviços online da Anatel



O site da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), foi alvo de um ataque hacker, que tirou do ar por alguns momentos os serviços online. 


De acordo com a página Caiu, que mostra quais domínios estão fora do ar na internet brasileira, o site da Anatel ficou instável ao receber um volume excessivo de acessos, atingindo picos de tráfego de 4 gigabits por segundo. Esse tipo de ataque é conhecido como DDoS, ou "negação de serviço": muitos acessos simultâneos geram uma espécie de congestionamento no servidor, obrigando o site a sair do ar. Ainda de acordo com a página Caiu, são hackers do mundo tudo que estão atacando.

A maior parte dos acessos vem de endereços de IP registrados fora do Brasil, segundo os usuários que relataram o problema no fórum Caiu. Esta é mais uma evidência de que se trata de um ataque DDoS, já que, para ações desse tipo, hackers normalmente utilizam uma botnet - isto é, uma rede de computadores "zumbis" - para gerar tráfego artificial em uma página. O site da agência tem, aos poucos, voltado ao normal.


A postura da Anatel em relação à adoção de limites de dados na internet fixa pode ter sido o fator que motivou o ataque. Embora tenha suspendido por 90 dias o modelo de cobrança, a agência não resistiu à decisão de operadoras como a Vivo e ainda defendeu o estabelecimento de franquias, culpando serviços de streaming como YouTube e Netflix e até quem joga online.


Autoria do ataque.

Anonymous assumiu em seu Twitter a autoria do ataque, sob a tag #OpOperadoras, com palavras de ordem: "Os consumidores não devem temer as operadoras, é as operadoras que devem temer os consumidores."


Tecnologia do Blogger.