Header Ads

6 maneiras comprovadas para aprender programação de graça

(6 maneiras de aprender programação) 
Você tentou aprender a programação a partir do zero. Mas cada vez que você pensa que está melhorando, acaba voltando ao ponto de partida. Não é sua culpa. Aprender a programar é um caminho complicado, em que é fácil de se perder. Com recursos ilimitados para aprender a programar, é fácil se perder. Mas você pode utilizar esta luta inicial depois como um trampolim para o sucesso. Quando se trata de programação, não há um caminho certo. Então, o que um iniciante deve fazer?

Um iniciante pode seguir formas comprovadas e gratuitas para aprender a programar. Não importa em qual aspecto da programação você está interessado; estas técnicas comprovadas irão ajudá-lo a melhorar sua habilidade. Assim, sem muita demora, vamos começar.

1. Transmita seu processo de aprendizagem

Com a Internet e a tecnologia se movendo em um ritmo rápido, não é surpreendente ver pessoas transmitindo seu desenvolvimento de programação no Livecoding. Por exemplo, Inkblotty de Denver, Colorado, nos EUA, transmite o seu processo de aprendizagem para os seguidores de seu canal.

Como um novato, você também pode tirar proveito do site e compartilhar seu processo de aprendizagem com o mundo inteiro. Livecoding possui uma comunidade presente em 194 países de todo o mundo. Além disso, você pode obter feedback de engenheiros experientes, profissionais que trabalham no Google, Facebook, SAP, etc.

2. Pratique, pratique e pratique!

Aprender a programar não é fácil. A melhor forma comprovada de aprender programação é praticar muito. Programação requer paciência, resistência e uma tonelada de prática para se tornar bom. Inicialmente, você vai penar para resolver problemas simples. Mas com o tempo, você vai conseguir resolver problemas sozinho.

Eventualmente, você será capaz de pensar nas soluções por si mesmo sem qualquer ajuda do Google e é aí que você vai começar a transição para o nível intermediário. Assim, você pode finalmente passar para a próxima fase da programação.

3. Faça muitos projetos.

Quando começar a praticar, vai encontrar pequenos problemas para resolver. Eles virão à tona naquele momento particular, mas você precisa mudar seu foco para projetos. Não importa qual tipo de projeto que você está trabalhando. Ele pode ser simples, complexo, pequeno, grande - ele irá ajudá-lo a melhorar suas habilidades.

Tente sempre encontrar projetos que lhe interessam. Por exemplo, você pode usar uma ferramenta de procura de projetos para encontrar projetos baseados em tecnologias diferentes. Brincar com estes projetos vai ajudá-lo a construir algo que tem valor real. Também é vital para encontrar um motivo na sua aprendizagem. Sempre olhe para problemas do mundo real que você pode resolver através de suas habilidades de programação.

4. Suba no trem da colaboração

Desenvolvimento de um projeto não é um trabalho de um homem só. Ele requer a colaboração em vários níveis, incluindo a concepção, desenvolvimento, teste e documentação. Quando você começar a aprender programação, você provavelmente vai lidar com um projeto sozinho. Mas, com o tempo, você precisará encontrar outras pessoas para formar uma equipe que vai ajudar a gerir os diferentes aspectos do projeto.

Além disso, é vital para obter feedback de outros iniciantes ou colegas que são mais experientes do que você. Não importa em qual estágio da aprendizagem você está no momento; você pode sempre encontrar pessoas com quem colaborar em seu projeto, e até mesmo aprender uma coisa ou dois, a partir delas. Inversamente, você pode também pode ensinar algo novo. Livecoding, um centro social para programadores, permite que você faça exatamente isso. Você pode assistir outros broadcasters, e também iniciar a sua própria transmissão.

É também uma boa oportunidade para conhecer outros iniciantes que estão aprendendo, colaborando com os outros. Por exemplo, Kreskow da Polônia, está construindo um aplicativo para iOS com Santi de San Francisco, e Karmarr da Alemanha.

5. Contribuição com código aberto

Contribuição com código aberto adiciona enorme valor às suas habilidades de programação. Para começar com o código aberto, você precisa se familiarizar com o GIT e, em seguida, escolher um projeto código aberto no qual trabalhar. A maioria dos projetos de código aberto vêm com um guia sobre como começar. Se você não estiver familiarizado com as contribuições de código aberto e a abordagem certa para começar, leia este incrível post no Quora para ter uma ideia.

6. Programação competitiva

Programação competitiva é uma excelente maneira de explorar o seu amor pela programação. Plataformas de programação competitiva como HackerRank, HackerEarth, TopCoder, etc., permite que você teste novas abordagens para problemas de graça, e também lhe dá a oportunidade de se envolver com os programadores de classe mundial. Com a programação competitiva, você pode melhorar suas habilidades com algoritmos e resolução de problemas.

Qualquer um pode tornar-se um programador experiente com a ajuda da Internet. Os recursos são livres para todos, mas cabe ao indivíduo tirar proveito deles. Os seis maneiras acima irão certamente ajudá-lo a dominar a programação e se tornar um desenvolvedor de software profissional.


Artigo: Thiago Freitas - Livecoding

Tecnologia do Blogger.