Header Ads

O que é computação em nuvem?

(Foto: Reprodução) 
A computação em nuvem é o fornecimento virtual de recursos compartilhados, utilizados pelos usuários finais como um serviço. A nuvem normalmente é discutida em dois contextos: (1) em qual infraestrutura está construída e (2) como será utilizada. Muitas vezes, os profissionais de TI pensam em termos de infraestrutura da nuvem (por exemplo, nuvem pública, privada e híbrida). 

Os responsáveis pela tomada de decisão de negócios podem estar mais focados no tipo de serviço a ser disponibilizado: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) ou Sof tware como Serviço (SaaS). Alinhar as duas perspectivas ajudará a articular uma estratégia de nuvem ideal.

A nuvem pode ajudar a solucionar as pressões que as organizações de TI estão enfrentando para reduzir custos, para assegurar a conformidade e segurança de dados e para disponibilizá-los de forma rápida. Essas pressões são atenuadas pela nuvem por meio de uma melhor utilização de recursos, prestação de serviços sob demanda e melhor gerenciamento da política de segurança.

Há novos termos e conceitos relacionados à nuvem dos quais devo estar ciente, como: 

A nuvem emergindo: Um aplicativo é executado em uma nuvem privada ou data center e “emerge” para uma nuvem pública quando aumenta a demanda por capacidade de computação.

Virtualização de funções da rede (NFV): Virtualiza classes inteiras de funções de nós de rede em blocos de construção padronizados que podem ser conectados, ou encadeados, para criar serviços de comunicação.

Rede definida por sof tware (SDN): Permite que os administradores de rede gerenciem e configurem os serviços de rede por meio de rede definida por sof tware e automação.

Armazenamento definido por sof tware (SDS): Um ambiente de armazenamento definido por sof tware, extremamente escalável, que fornece gerenciamento automatizado de camadas de dados e mídia em servidores de alto volume. 

Infraestrutura definida por sof tware (SDI): Permite um ambiente totalmente orquestrado e abstraído no qual os aplicativos definem os sistemas por meio de recursos em conjunto, gerenciamento de provisionamento e garantia de serviço.
Tecnologia do Blogger.