Header Ads

10 documentários que todo profissional de TI deveria ver

(Foto: Aaron Swartz) 

1. O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz

Criador do padrão RSS e fundador do Reddit, Aaron Swartz é uma das mentes mais brilhantes de sua geração. A sua luta por uma internet aberta e pela circulação livre de informações acabou em sua própria morte em 2013. Pressionado por um processo do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que o acusava de roubar e distribuir dados de um banco de artigos científicos. O documentário relembra sua vida, suas realizações e a disputa com o MIT.

Disponível: Youtube | Netflix

2. Revolution OS

O documentário dirigido por J. T. S. Moore, fala sobre os 20 anos de história da GNU, sobre o Linux, sobre o open source e sobre o movimento software livre, e conta com entrevistas de Linus Torvalds, Richard Stallman, e outros empresários e hackers que fizeram a diferença para fazer do mundo da tecnologia um ambiente colaborativo.

Disponível: Youtube

3. Roubamos Segredos - A História do WikiLeaks

Documentário sobre a criação do site Wikileaks e o trabalho de Julian Assange à frente da organização, que divulgou 250 mil sigilos da diplomacia americana. Mostra algumas das atividades importantes do Wikileaks e como instituições oficiais veem a situação.

Disponível: Youtube | Netflix 

4. TPB: AFK

O documentário TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard, acompanha o processo judicial por pirataria enfrentado pelos três criadores do site The Pirate Bay entre os anos 2008 a 2012. Ele fala sobre a liberdade de compartilhar e o futuro da própria internet.

Disponível: Youtube  

5. We Are Legion: The Story of the Hacktivists

O documentário fala sobre a ideia da desobediência civil on-line ao citar precursores do ativismo digital, como o Cult of the Dead Cow, grupo dos EUA formado nos anos 1980.
Eles se veem como ativistas e defensores da liberdade de expressão, e tendem a subir mais poderosamente quando percebem uma ameaça à liberdade na Internet ou privacidade pessoal.

Disponível: Youtube | Netflix

6. As garotas do ENIAC

Conta a história das seis jovens que programaram o primeiro computador programável totalmente eletrônico do mundo, ENIAC, como parte de um projeto secreto da Segunda Guerra Mundial dos EUA. Eles mudaram o mundo, mas nunca foram introduzidos e nunca recebeu crédito. Essas pioneiras merecem ser conhecidas e celebradas: Betty Snyder Holberton, Jean Jennings Barik, Kay McNulty Mauchly Antonelli, Marlyn Wescoff Meltzer, Ruth Lichterman Teitelbaum e Frances Bilas Spence.

Esse documentário custa cinco dólares para alugar por 48 horas e está em inglês sem legenda. Alugar  | Trailer Legendado

7. Deep Web

Nem tudo o que está na internet aparece no seu navegador. A rede guarda cantos secretos, que não são rastreados por ferramentas de buscas, e que mesmo assim mantém permitem um alto grau de atividade. Um desses locais era o Silk Road, um mercado virtual onde era possível negociar de drogas a serviços de matadores de aluguel. O site foi desmontado pelo FBI e seu fundador condenado à prisão perpétua. Deep Web reconta essa história e também trata de temas ainda novos, como bitcoin e criptomoedas.

Disponível: Youtube | Netflix  

8. Terms and Conditions May Apply

O documentário discorre sobre como não lemos os termos de condições de muitos serviços digitais que utilizamos diariamente, como só os aceitamos e não temos total conhecimento sobre o que eles realmente significam. A privacidade total na era digital tem se tornado cada vez mais um mito, algo quase inexistente, e é exatamente isso que o documentário pretende elucidar.

9. The Startup Kids

Saiba como os fundadores de grandes empresas como Vimeo, Dropbox e SoundCloud entraram no mundo do empreendedorismo e colocaram suas ideias em prática com muito sucesso. O documentário foi feito por duas empreendedoras islandesas, que desejavam incentivar outras pessoas a empreenderem também. Ele ainda conta com comentários do capitalista de risco Tim Draper e do blogueiro do site TechCrunch MG Siegler.

10. O triunfo dos Nerds

O documentário mostra a evolução dos computadores nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial até o ano de 1995, contando com depoimentos de grandes nomes como Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Steve Ballmer e Paul Allen. Além disso, o título também traz comentários de Douglas Adams, autor da famosa série de ficção de sucesso “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Disponível: Youtube
Tecnologia do Blogger.