Header Ads

5 maneiras de se ganhar dinheiro sendo um desenvolvedor Java

(Foto: Reprodução)
Java é uma das principais linguagens de programação, além de ser a linguagem mais usada para ensinar ciência da computação a iniciantes. Além disso, sua autoridade e popularidade podem ser facilmente avaliadas pelo terceiro ranking interativo do IEEE Spectrum. Está atualmente no 2º lugar. O mesmo padrão pode ser visto no Livecoding.tv, onde java é uma das linguagens mais populares entre os streamers.

Assim como qualquer outra linguagem de programação, você pode trabalhar em domínios diferentes e fazer impacto. Então, quais posições você pode preencher com suas habilidades de Java? Vamos explorar as diferentes possibilidades abaixo.

Aplicações web

O desenvolvimento web em Java ainda é popular, apesar da conotação negativa dada ao Java. Com ferramentas como o Play Framework, o desenvolvimento em Java pode ser feito muito rápido quando comparado a outros frameworks de desenvolvimento web ágeis, como o Django ou o Ruby on Rails. Além disso, o Java será sempre a escolha para aplicações web que exigem alto desempenho. Por exemplo, o Twitter começou com Ruby on Rails, mas foi portado para JVM devido a problemas de desempenho. Ainda há mercado para aplicações web desenvolvidos usando Java.

Transmita seu desenvolvimento em Java e torne-se um freelancer

Você já fez vários projetos em Java. Todos eles estão preparados, mas, além do seu repositório do GitHub, você não tem onde mostrar. Muitos headhunters estão mais interessados em ver o programador em ação e não no que ele fez no passado.

Para ser notado, é necessário transmitir sessões de desenvolvimento de projetos em Java. Existem muitas plataformas em que você pode fazer isso. Mas, a melhor é o Livecoding.tv, onde você pode transmitir e também construir o seu portfólio para o mercado de trabalho com seus vídeos, ao contrário de outras plataformas freelance tradicionais como UpWork.

Internet de coisas

IoT (internet das coisas) é o mais recente buzz na indústria. A capacidade de conectar dispositivos do cotidiano à internet e receber atualizações no celular é umas mais muitas comodidades que a tecnologia pode nos proporcionar. Um post do Oracle discute o impacto do Java no IoT. Este mercado está crescendo e não deve parar de crescer no futuro.

Para começar, você pode construir dispositivos que são capazes de fazer IoT ou construir softwares que permite que dispositivos funcionem harmoniosamente em um ambiente de IoT. Leia este guia prático sobre como começar a usar o IoT usando Java.

Computação em nuvem

Assim como IoT, a computação em nuvem também é um assunto que merece ser aprofundado. O Java, com seu recurso de portabilidade, ajuda a desenvolver e gerenciar soluções de computação em nuvem. Além disso, o Java é uma linguagem de programação polivalente que lhe permite trabalhar em aplicações móveis, desktop e em nuvem. Heroku, por exemplo, fornece uma plataforma em nuvem que utiliza Java. Além disso, existem muitas PaaS que ajudam a entender melhor a computação em nuvem. Tanto o Google Cloud Platform quanto o Microsoft Azure têm provisões para hospedar aplicativos Java e gerenciá-los eficientemente. Ainda confuso? Leia este artigo para começar.

Desenvolvimento de games

Desenvolver jogos é uma das melhores maneiras de utilizar o seu talento no Java. Você pode usar seu conhecimento para conseguir um emprego em uma empresa existente ou começar a desenvolver jogos indie. Existem muitos desenvolvedores que usam Java como sua linguagem principal para desenvolver jogos. Confira, por exemplo, o desenvolvimento de um jogo de sobrevivência com Java2D.

Dica: Yan de Mello
Tecnologia do Blogger.