Header Ads

Afinal, O Que É Segurança Da Informação E Pentest?

(Foto: Reprodução)

As novas tecnologias de comunicação facilitaram muito a nossa vida. Antes o que levava dias para chegar ao destinatário, hoje pode ser enviado em segundos. Formulários e solicitações que existiam apenas em papel, agora são facilmente elaborados de forma eletrônica. Tudo isso economizou tempo e dinheiro de pessoas e empresas.

Mas você já parou para pensar na quantidade de informação sensível que está guardada em computadores ou circula pela internet todos os dias? Transações bancárias, contratos, declarações de imposto de renda, dados médicos, apresentações estratégicas de empresas, segredos industriais… a lista não acaba mais. São dados importantes que se caírem nas mãos erradas podem causar grandes estragos.

É aí que entra a Segurança da Informação, um segmento da área de Tecnologia da Informação (TI) que está diretamente relacionada com a proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização.

Para as empresas que levam a Segurança da Informação a sério, uma das ferramentas utilizadas para validar e averiguar se suas medidas de controles de Segurança da Informação estão sendo eficientes em “barrar” as tentativas de acesso indevidos é a realização de um Pentest, ou como costumamos apresentar a nossos clientes, um Teste de Intrusão. 

No qual é um método que avalia a segurança de um sistema de computador ou de uma rede, simulando um ataque de uma fonte maliciosa. O processo envolve uma análise nas atividades do sistema, que envolvem a busca de alguma vulnerabilidade em potencial que possa ser resultado de uma má configuração do sistema, falhas em hardwares/softwares desconhecidas, deficiência no sistema operacional ou técnicas contra medidas. 

Todas as análises submetidas pelos testes escolhidos são apresentadas no sistema, junto com uma avaliação do seu impacto e muitas vezes com uma proposta de resolução ou de uma solução técnica.

Artigo: RootSec
Tecnologia do Blogger.