Header Ads

Como responder perguntas de entrevista de emprego em TI

(Foto: Reprodução Adzuna)
Hoje em dia muitos profissionais ainda têm dúvidas quanto à forma correta de agir e o que responder em uma entrevista de emprego. Principalmente para os que estão começando agora na área de TI e não tem experiência com essa situação. Sei que esse momento é o mais importante de um processo de seleção.

Um fato importante, é que você deverá sempre falar a verdade. Seja sobre a vida pessoal ou sobre seus conhecimentos em determinados assuntos. Mesmo que não tenha conhecimento em determinada área, mostre sempre interesse em aprender, pois isso ajuda muito na aquisição de uma vaga de emprego.

A colunista Laura Pompeu, fez um artigo mostrando como responder algumas perguntas em uma entrevista na área de TI.

Entrevistas de emprego são relativamente estressantes pois são o momento em que o empregador vai buscar saber se você é, ou não, a escolha certa para a empresa. Existem perguntas comuns que podem ser ouvidas em processos seletivos de diversas áreas, pois têm como objetivo descobrir se você tem boa ética profissional e é motivado.

Por isso o processo seletivo pode ser um pouco diferente, não é incomum por exemplo, que o candidato seja colocado a frente de um computador e dado um limite de tempo para programar algo específico que será avaliado posteriormente. Isso verifica a habilidade do profissional com a linguagem de programação e seu gerenciamento de tempo. Confira 5 perguntas comuns em uma entrevista de emprego em tecnologia:

1. Como você trabalha em equipe para desenvolver um projeto?

Existe o estereótipo que o profissional de TI apenas fica de fones de ouvido em um canto do escritório com os números verdes como do Matrix dançando na sua tela. O empregador não quer isso, a força da empresa está no trabalho em equipe e uma comunicação efetiva entre os diferentes setores. Conte sobre projetos de sucesso que você já desenvolveu.

2. Conte-me um problema técnico difícil que você precisou resolver. Como você resolveu?

Essa simples pergunta quer saber duas coisas: o que você considera um problema difícil e sua habilidade em resolver problemas. Seja claro sobre quais meios você utilizou para chegar a uma solução e se você teria feito algo diferente agora.

3. Qual projeto que você realizou que você tem mais orgulho? Que parte da realização que você mais gostou?

Esse é o momento de mostrar o que você conhece, seus valores profissionais e que posições você teve em uma equipe de projeto. Outro ponto revelador nas respostas dessa pergunta é como você estrutura as suas atividades.
Também podem perguntar sobre o projeto que você menos se orgulha, no intuito de saber se você sabe reconhecer erros e evoluir com eles.

4. No seu currículo mostra que você tem habilidades na tecnologia X. O que você menos gosta dessa tecnologia?

Também considerada uma pergunta surpresa já que se você não conhece bem uma ferramenta, você não vai saber quais os problemas que ela tem. A tecnologia tenta se adaptar para suprir as necessidades de vários e variados grupos, logo, um profissional individualmente notará algumas dificuldades. Respondendo essa pergunta de forma clara vai mostrar como sua experiência é válida.

5. Você tem um modelo de desenvolvedor ou especialista em tecnologia que você segue?

A ideia mais ouvida na última década é o poder de transformação rápida da tecnologia, como novidades surgem a cada momento e novas formas de lidar com as mudanças, com adaptações e melhoramentos. Essa pergunta quer saber como você acompanha essas transformações e está sempre se informando e se atualizando. 

A última coisa que uma empresa quer é um setor de TI atrasado.
Essas são algumas das perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego em TI, existem outras mais focadas na posição que você irá ocupar, se você irá lidar com um programa específico.

Existe também uma lista de perguntas bizarras feitas em entrevistas de emprego para posições em tech, como “Quanto custa para limpar todas as janelas de São Paulo?”  e “O que você faria se fosse o único sobrevivente de uma queda de avião?”, que confundem de início mas que no fundo têm o objetivo de descobrir que tipo de profissional e o raciocínio lógico do candidato.

Já se sente mais preparado para o processo seletivo? Confira cerca de 14.000 vagas em TI no Adzuna.com.br e encontre a posição certa para você.

Artigo: Laura Pompeu

Fonte: Adzuna
Tecnologia do Blogger.